Fonte:O Dia Online
Brasília - A presidente Dilma Rousseff participou nesta quarta-feira da abertura dos trabalhos do Congresso Nacional. Ela própria fez questão de ler a tradicional mensagem do Executivo ao Parlamento.
Na carta, como de hábito, ela destacou as principais ações a serem feitas pelo governo federal nos próximos quatro anos e disse que fará de tudo para evitar novas vítimas em tragédias naturais.
"Nenhum país é imune ao risco de tragédias naturais. mas no Brasil não podemos e iremos esperar as chuvas do próximo ano para chorar pelas próximas vítimas", afirmou.
Dilma Rousseff participa da abertura dos trabalhos do Legislativo | Foto: Divulgação
Dilma citou a erradiação da miséria como sua principal meta nos próximos quatro anos e que isso é uma missão de todos os brasileiros.
"Nossa função mais básica é erradicar a miséria. O Brasil não pode continuar aceitando pessoas na miséria, sem alimentação adequada e morando nas ruas", disse.
A presidenta iniciou seu discurso valorizando a importância da democracia e lembrou que este é o período mais longo do regime democrático registrado até hoje no Brasil. Ela valorizou a importância do Legislativo nesse processo e disse que o Parlamento tem a função de "ampliar a democracia".
"Para que a democracia seja exercida plenamente para todos. Todos precisam ter assegurados a possibilidade de crescimento pessoal e acesso à alimentação, moradia, emprego, saúde e cultura dignos", disse a presidenta.
Sobre o Legislativo, Dilma valorizou que ele terá papel muito importante em diversas reformas necessárias para o país, como a política e tributária.
"Trabalharemos em conjunto com esta casa para a retomada da agneda da reforma política. São necessárias mudanças que fortaleçam o sentido programático dos partidos brasileiros e aperfeiçoem as instuituições permitindo mais transparência ao conjunto das atividades públicas", afirmou, sendo muito aplaudida.
Ela complementou que a reforma tributária é fundamental para que o sistema de impostos seja simplificado e racionalizado. Outro compromisso da presidenta é com a melhoria do gasto público nos órgãos federais.
Os 513 deputados e 81 senadores estiveram presentes no discurso de Dilma | Foto: Divulgação
Dilma citou também seu planejamento para todos os campos do governo. Confira abaixo os principais tópicos citados pela presidenta.
Política econômica
"Não permitiremos sob nenhuma hipótese que a inflação volte a corroer o tecido econômico e afete os mais pobres".
Combate às drogas
"Reitero nosso compromisso em agir no combate às drogas, em especial ao crack, que desintegra nossa juventude e fragiliza nossas famílias".
Saúde
"A meta é de construirmos 500 UPAs para o atendimento de casos de pequena e média complexidade para diminuirmos as filas ambulatoriais".
Política externa
"Se a geografia é destino, como diz na geopolítica, estamos muito felizes com nosso destino. Juntamente com nossos vizinhos sul-americanos poderemos evoluir na nossa região, dando consistência cada vez maior ao Mercosul"
"Nossa política externa vai se basear no respeito ao princípio de não-intervenção, defesa dos direitos humanos e fortalecimento do multilateralismo".
Pré-sal
"Trabalharei sem descanso para que os recursos do pré-sal sejam revertidas ao povo brasileiro".
Cultura
"A cultura é alma de um povo, essência de sua diversidade. Vamos incentivar em todas as regiões a expansão de nossos bens culturais e expandir a importação da música, do cinema e da literatura, nossos principais bens culturais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário