sexta-feira, 11 de março de 2011

Menino é 7ª vítima fatal das chuvas no RS, diz Defesa Civil

Cavalo é abrigado em embarcação após enxurrada. Foto: Nabor Goulart/Agência Freelancer/Especial para Terra
Cavalo é abrigado em embarcação após enxurrada em São Lourenço
Foto: Nabor Goulart/Agência Freelancer/Especial para Terra


Foi localizado na manhã desta sexta-feira o corpo de um menino de 12 anos levado pela enxurrada que devastou o município de São Lourenço do Sul, a 164 km de Porto Alegre (RS), na madrugada de ontem. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, esta é a sétima vítima fatal das chuvas que atingiram o sul do Estado.
Ontem, a Defesa Civil havia confirmado oito óbitos, mas a informação foi corrigida nesta sexta-feira. Ainda na tarde de quinta-feira, a prefeitura de São Lourenço do Sul decretou estado de calamidade pública. Os bairros mais atingidos são Centro, Lomba, Barrinha e Navegantes.
De acordo com o decreto, o município chegou a acumular 446 mm de chuva. O volume de água afetou cerca de 50% da zona urbana e o nível do rio São Lourenço aumentou em 3 m. A prefeitura autorizou ainda a convocação de voluntários para ajudar ações para minimizar os efeitos da cheia. O decreto vale por 90 dias, prorrogáveis por mais 180.
O governador Tarso Genro (PT) irá ao município nesta sexta-feira. O chefe do Executivo disse que a Defesa Civil está autorizada a tomar todas as medidas imediatas para o atendimento à população. A administração estadual disponibilizou dois helicópteros que trabalham nos resgates.
A forte precipitação causou problemas também no trânsito. A Polícia Rodoviária Federal recomenda aos motoristas que queiram transitar entre Porto Alegre e o sul do Estado, tomem como alternativa à BR 116, as BRs 290 e 392. De acordo com a PRF, o desvio aumenta em cerca de 200 km a distância da viagem.
A Ecosul, que administra a BR-116 na região, disse no final da manhã de ontem que parte da ponte sobre o Arroio Pinto havia caído enquanto equipes da concessionária trabalhavam na recuperação da cabeceira da estrutura. Os trabalhadores "foram surpreendidos por um novo evento, de proporções maiores", afirmou a Ecosul, em nota. Equipes da concessionária foram ao local para avaliar as consequências do acidente.


Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário