quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Imprensa internacional relata a tragédia

Jornais de todo o mundo noticiaram as enchentes no Rio de Janeiro do R7 | 13/01/2011 às 05h58

As mortes na região serrana foram a manchete do site do jornal britânico The Independent

A tragédia que, até a madrugada desta quinta-feira (13), havia deixado 271 mortos em decorrência das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro ganhou destaque na imprensa internacional.
Jornais da Inglaterra, Portugal, Espanha, França, Argentina e Estados Unidos colocaram em suas versões online manchetes e matérias sobre o assunto. A maioria lembrou que, no início de 2010, 52 pessoas morreram em um desmoronamento em Angra dos Reis, e que em abril do mesmo ano dezenas de casas foram soterradas no morro do Bumba, em Niterói.

Nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff vai sobrevoar as áreas mais atingidas dos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, onde aconteceu a maioria das mortes.

Veja como os jornais internacionais falaram das chuvas no Rio:
The Independent (Inglaterra): Inundações fazem mais de 250 mortos no Brasil

El País (Espanha): Cerca de 300 morrem no Brasil por causa das chuvas

New York Times (Estados Unidos): Desabamentos e enchentes batem recorde de mortes no Brasil

Clarín (Argentina): Dilma e sua primeira crise: centenas de mortos pelas chuvas no Brasil

Le Figaro (França): Chuvas torrenciais fazem centenas de mortos no Brasil

Jornal de Notícias (Portugal): Mais de 200 mortos no Estado do Rio de Janeiro


Com cerca de 130 mortes, Teresópolis enfrenta sua maior tragédia. Segundo o coronel Flávio Castro, da Defesa Civil, o número de desabrigados passa de 900 e já são mais de 1.200 desalojados no município.
Em Nova Friburgo, o número de mortos também já passa de cem, entre as vítimas estão três bombeiros. Em Petrópolis, as 34 mortes ocorreram nas localidades Ponte Vermelha, Gentil, Madame Machado e Brejal, de com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado. As autoridades acreditam que o número de mortes na cidade pode passar dos 40.
A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quarta-feira (12) a medida provisória que libera R$ 780 milhões em créditos extraordinários para os municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, São Paulo e outras localidades.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário